Estética


Princípios de Estéticas


Esse espaço tem como objetivo, passar dicas e instruções para o público que busca tratamentos para diversos problemas em que profissionais da área possam auxiliar, além de incentivar uma relação mútua entre os mesmos, estimulando sempre a liberdade de informação e o desenvolvimento deste segmento para a região.



Para falar sobre Estética, começaremos com o conceito de Estética, e uma análise do conceito histórico que envolve o tema.

Todos nós já ouvimos falar em ESTÉTICA. É um termo muito amplo, que se estende em todas as áreas do conhecimento humano.

A Estética relacionada à saúde e aparência, tem como foco a beleza e o bem estar. Ela é valorizada desde os primórdios, há milhares de anos a.C., havendo indícios onde as antigas civilizações se adornavam, se maquiavam e usavam plantas secas, frescas, perfumes e até mesmo óleos essenciais.

Temos como exemplo Cleópatra (69 a.C a 30 a.C), uma referência de vaidade, sedução e busca da beleza, consequentemente do bem estar e saúde. As rainhas do Egito já utilizavam argilas, óleos aromáticos e banhos de leite para se embelezarem.

Com o passar do tempo, foram surgindo pessoas capacitadas que comprovaram a eficácia destas terapias e substâncias utilizadas na estética. Desde então, as pesquisas na área ganharam maior atenção do corpo científico estimulando cada vez mais profissionais a atuarem em atividades que abrangem a estética, desenvolvendo um mercado amplo e forte a diversos profissionais da saúde.

A Estética tem por finalidade realçar a beleza natural de cada indivíduo, atingindo consequentemente não só a aparência como também questões fisiológicas e psicológicas melhorando a auto-estima, às diversas peculiaridades de cada raça e gênero. Como a estética é também uma questão cultural, ela é direcionada através dos padrões de beleza de cada cultura, e é também impulsionada pela mídia, e padrões globais.

Podemos observar também, que a procura por atendimento estético e terapêutico pelo sexo masculino, tem sido cada vez maior nos ultimos anos. Cada vez mais os homens estão quebrando os preconceitos e tabus em relação à vaidade.

Temos como princípio que cuidar da pele, antes de tudo é uma preocupação com a saúde, os benefícios estéticos são resultados dos cuidados diários necessários.

Afinal, a pele é o maior órgão do corpo humano e, com certeza, um dos mais afetados diariamente por todos os efeitos externos. Além do uso de produtos específicos e tratamentos estéticos temos que lembrar sempre que a alimentação equilibrada, ingestão de água regularmente, práticar exercícios físicos, dormir bem e manter-se com uma atitude positiva e tranquila são essenciais.